Escrita criativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandei um original faz seis meses e ninguém me responde!

Ir para baixo

 Mandei um original faz seis meses e ninguém me responde!	 Empty Mandei um original faz seis meses e ninguém me responde!

Mensagem  Admin Seg Set 17, 2012 9:46 pm

O trato com as editoras comerciais sem dúvida põe à prova a calma de qualquer escritor. Se você telefona, muitas vezes ninguém atende, ou responde, ou sabe de coisa alguma. Uma resposta pode demorar meses e transformar-se em recusa sem mais explicações. O original muitas vezes é perdido, e você não consegue que ninguém conte o que aconteceu.
O que você não imagina é que toda essa frustração e raiva tem sua contraparte dentro da editora. Vou explicar como funciona a avaliação de originais em nosso país, para tentar sensibilizar você para uma situação absurda.
A enorme maioria das pessoas que envia obras às editoras não têm a menor idéia do que está fazendo. Uma quantidade imensa das obras que chegam têm péssimo português, são completamente sem nexo, sem público, sem qualquer chance de ser publicadas. Algumas são até manuscritas!
Nove entre dez autores iniciantes não se dão ao trabalho de verificar o tipo de obra que a editora publica. Não é raro uma editora de sociologia e história receber manuais de cardiologia, e editoras médicas receberem poesia. Todas as editoras, aliás, recebem poesia, milhares de originais, não importando se jamais tenham publicado um único poeta em sua existência.
Chegam também originais de pessoas contando suas vidas sem qualquer charme, sem qualquer domínio de técnica estilística, sem qualquer idéia do que seja um livro. Tem gente que até diz não gostar de ler mas ter escrito um livro!
Essa avalanche de originais péssimos e amadorísticos deixa os profissionais que trabalham nas editoras, compreensivelmente, bem pouco entusiasmados com novos autores. Tanto que em geral a tarefa da primeira seleção recai sobre estagiários e é vista quase como um castigo dentro dos departamentos editoriais. Apenas uma parcela mínima passa para a avaliação de editores graduados. É prova do otimismo das editoras fazerem qualquer tipo de seleção das obras espontaneamente apresentadas, uma vez que as chances de encontrar algo de qualidade e adequado à linha de publicações da casa é mínima.
Portanto, não se espante se o tratamento dado a você não for espetacular. O assistente do assistente editorial que atende você tem pilhas e pilhas de papel à frente e não tem como lembrar dos nomes de quem envia material de todos os cantos do Brasil. O truque é se apresentar da maneira mais profissional possível, para se diferenciar da grande massa de completos diletantes, e adotar a atitude correta.
Basicamente, você não tem o direito de pressionar a editora. Publicar a sua obra é um risco financeiro alto, que a editora assume se quiser. Veja em como apresentar originais a melhor maneira de enviar sua obra a uma editora. Mas evite sempre se irritar ou colocar quem atende você contra a parede. E se você enviou sua obra há seis meses sem obter resposta pode, como regra geral, considerá-la recusada.

Raquel Neves

Admin
Admin

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/09/2012

https://escritacriativa.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos