Como Fazer seu Leitor Chorar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como Fazer seu Leitor Chorar

Mensagem  Admin em Seg Set 17, 2012 9:19 pm

Você já ficou, alguma vez, com lágrimas nos olhos enquanto lia um livro? Creio que a maioria de nós já experimentou essa sensação de sofrimento diante de acontecimentos que envolvem os personagens de uma história. E você já parou para perguntar como isso é possível? Como podemos nos derreter em lágrimas apenas lendo um livro? Esta é uma técnica usada com frequência por grandes autores e uma das mais importantes para tornar sua história inesquecível.

O conceito é muito simples e para entendê-lo basta olhar um pouco para a vida real. Se você está vendo TV e o jornal das oito mostra um acidente com vítimas, você fica curioso e começa a prestar atenção. Até aí, trata-se apenas de mais um acidente. Conforme a reportagem avança, você percebe que o acidente aconteceu com uma família que mora na rua ao lado da sua. Uma das crianças veio a falecer e quando mostram o rosto da menina na tela, você começa a chorar. Aquela criança brincava com seus filhos e você conhecia sua família, seus sonhos e o sorriso inocente de quem ainda teria uma vida inteira pela frente. Agora a linda menina de cabelos claros e bochechas rosadas estava no meio daquelas ferragens retorcidas e você sabe que jamais irá vê-la novamente. Pronto. Seu mundo desabou.

Qual foi o principal motivo que levou você a ficar emocionado com a reportagem? Certamente, o fato de você conhecer a vítima e gostar dela! Nós nos importamos com aqueles que conhecemos e nos preocupamos com eles. Da mesma forma, para que um leitor fique emocionado com uma passagem de um livro, é importante que ele conheça e se importe com o personagem que está passando por dificuldades. Antes de colocar seu personagem em uma fria e tentar arrancar lágrimas dos seus leitores, você precisa criar uma conexão emocional entre leitor e personagem primeiro. Faça com que seu leitor conheça o personagem, seu passado, seus sonhos, suas habilidades e o que mais você achar que possa ajudar a criar um relacionamento entre eles.

Agora é só descer o machado! Não tenha pena do leitor! Faça com que seu personagem sofra e leve o leitor junto com ele! Se lágrimas aparecerem no canto dos olhos do leitor, você conseguiu, parabéns. Não pense nisso como uma coisa cruel, mas sim como um excelente ingrediente para tornar sua trama interessante e cativante.

Julio Rocha

Admin
Admin

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/09/2012

Ver perfil do usuário http://escritacriativa.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum