Como Escrever Finais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como Escrever Finais

Mensagem  Admin em Seg Set 17, 2012 9:28 pm

Falamos sobre como escrever inícios e meios, então agora vamos aos finais. Sua maior preocupação com o início e o meio de seu texto deve ser manter o leitor interessado o suficiente para que ele leia tudo até a última linha. Mas o que adianta fazer isso se o final não estiver à altura das expectativas criadas? Se o final não convencer, ninguém vai querer perder tempo lendo o que você escreve, pois sempre irá pensar na experiência anterior de não ter tido um bom desfecho da história. Vou relacionar abaixo algumas dicas para que o encerramento seja com chave de ouro:

1. Durante a trama, você deve ter criado uma série de situações envolvendo seus personagens. Não deixe para resolver tudo no último capítulo. Algumas coisas devem ser fechadas no decorrer da história, principalmente as sub-tramas que não estejam diretamente relacionadas com o "grand finale" planejado por você. O final propriamente dito deve ser para o fechamento da trama principal e para que os personagens que conduzem a história resolvam seus conflitos.

2. é muito importante que tudo fique resolvido. Não deixe situações pendentes, mesmo as criadas para personagens secundários. Lembre-se que o leitor sempre vai querer saber o que aconteceu com a filha do porteiro que apareceu caindo da escada no meio da história, mesmo que a personagem não tenha qualquer peso na sua trama. Para ajudá-lo nesta tarefa você pode manter uma lista com o nome de todos os personagens que apareceram durante a história. Quando estiver escrevendo os últimos capítulos, confira se você resolveu todas as pendências. Não deixe absolutamente nada para trás, caso contrário você terá um leitor frustrado.

3. Quanto maior o peso do personagem na história, maior a atenção que você deverá dedicar ao final. O leitor deve ficar satisfeito com o que leu, mas não necessariamente feliz! Não tem problema se você decidir matar o mocinho e surpreender todo mundo, afinal é você quem decide o que irá acontecer com cada um dos personagens. O importante é que a história termine de forma coerente e com todas as suas pontas amarradas.

4. O final não se escreve apenas no último capítulo! O grande momento em que tudo se resolve vem sendo preparado no decorrer da história. Enquanto escreve, você deve ir plantando as sementes que levarão ao clímax da trama. Você precisa saber, desde o início, para onde está indo, mesmo que ainda não tenha um mapa detalhado do caminho. Hoje estou escrevendo um novo livro e, da mesma forma que aconteceu quando escrevi "Teia Negra", eu já sei qual será o final. Só não sei ainda, exatamente, "como" será o final. O "como" irá surgir aos poucos, conforme a trama tomar mais corpo e todos os personagens começarem a ter vida própria. O importante é saber, o quanto antes, qual será o final. Um final convincente só será construído se tiver uma base sólida. Emoções, surpresas e conflitos somente terão efeito sobre o leitor se forem transmitidas com credibilidade. A credibilidade você constrói ao longo do processo e não apenas nas últimas linhas. é por isso que antes do final, existe um início e um meio!

Muitas pessoas me escrevem elogiando meu trabalho com Teia Negra e todas, sem exceção, disseram ter adorado o final. Isso não é por acaso. Desde o momento em que escrevi a primeira linha, eu já sabia que o final deveria ser surpreendente e deixar um sorriso na face de cada um dos leitores. Se você também conseguir isso, terá atingido seu objetivo.

Julio Rocha

Admin
Admin

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/09/2012

Ver perfil do usuário http://escritacriativa.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum